Colunista inglês culpa David Bowie pela crise econômica mundial

19 jan

Ele sempre criou tendência, desde os cabelos ruivos aos shows teatrais. Mas agora David Bowie recebe os créditos de ter criado algo não tão glamuroso: a atual crise econômica.

David bowie
O colunista Evan Davis publicou em um artigo no jornal Daily Mirror da última segunda-feira (12) a possível relação entre o cantor britânico, dono dos sucessos “Starman” e “The Man Who Sold The World”, e a atual crise no sistema de crédito bancário que aterroriza os economistas: “Até mesmo quando se pensa em finanças Bowie abriu caminhos – lá em 1997 ele fez algo chamado ‘securitização'”.

Securitização nada mais é do que transformar ativos (dinheiro, equipamentos, ou qualquer patrimônio de valor) nos chamados “títulos mobiliários”, passíveis de negociação.

O que Bowie fez em 1997 foi vender parte dos direitos de suas músicas em forma de títulos, chamados “Bowie Bonds”, a quem se interessasse. O motivo disso era movimentar uma grande quantia de dinheiro em pouco tempo com as vendas destes Bowie Bonds, em vez de ter que esperar anos até que o dinheiro vindo dos direitos autorais somasse uma quantia significativa.

Davis explica que esta jogada financeira de David Bowie inspirou os bancos a fazer o mesmo, numa escala muito maior. “Os bancos compraram a idéia. Eles pensaram “temos bilhões em hipotecas que vamos receber aos poucos. Porque não as vendemos e conseguimos o dinheiro agora?”, explica o colunista.

O colunista encerra dizendo que “era tudo muito estiloso quando Bowie fez isso daquela vez. Dez anos depois não é mais.”, e dá um conselho: “O mais sensato para se fazer é ser um pouco mais cauteloso com dinheiro no momento”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: